segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Celestes de Santarém - Doce Conventual Regional



Receita: Leve 500 gr. de açúcar ao lume com 2 dl de água e deixa-se ferver até fazer iusponto de fio apertado. Entretanto pele e rale 250 gr. de amêndoas. Junte as amêndoas raladas ao açúcar em ponto e deixe cozer um pouco. Bata 24 gemas com 2 claras. Retire o doce do lume e deixe arrefecer um pouco. Adicione as gemas batidas. Depois de bem misturados molde em montinhos que se colocam sobre rodelinhas de obreia. Leve ao forno só para tostar as pontas.

Este é um doce conventual, com origem no Convento de Santa Clara em Santarém, e ainda hoje confeccionado e vendido nas melhores pastelarias da cidade.

Respondendo ao convite/desafio do meu amigo, o poeta Jorge Vicente, estou a dar a conhecer este doce regional de Santarém, no qual vão poder votar consoante as regras que o mesmo definiu no seu blog, que poderão ver em: http://jorgevicente.blogspot.com

Transcrevo o desafio que o Jorge Vicente deixou no seu blog, e em resposta ao qual, coloquei este post:

"recebi ontem um interessantíssimo desafio proposto pela poetisa alexandra oliveira: o desafio consiste em sermos "trasteadores" oficiais, o que quer dizer: escolhemos um determinado produto da nossa região e divulgamo-lo aos nossos conhecidos. embora os "trasteadores" oficiais tenham sempre uma empresa por trás, nós poderemos fazer a nossa publicidade, não é? afinal, não somos nós os melhores divulgadores dos produtos da nossa terra?

como se processa esta divulgação? da seguinte maneira:

1º - quem receber o desafio, coloca o seu produto para sorteio no seu blog;
2º - desafia 3 amigos ou bloguistas a fazerem o mesmo;
3º - faz o sorteio no dia 28 de fevereiro e envia o produto a quem ganhar!!!

como é que se entra no sorteio? basta colocar um comentário aqui no meu blog a dizer que quer participar no sorteio!!!! mas vocês podem perguntar: porque é que é 28 de fevereiro? simplesmente porque é o último dia do mês!!! agora, espero arranjar o tempinho para ir comprar o meu presentinho!!!!

em princípio, o meu produto vão ser queijadas de sintra, da SAPA, as verdadeiras, umas das mais antigas da vila mais linda de portugal!!!!!

passo o desafio a mais três pessoas:

- Ana Vicente (Mesa de Luz);
- Lumife;
- arlete piedade.

por isso, joguem e divulguem o que a nossa terra tem de bom!!!

um grande abraço a todos
jorge vicente "

Agora vou escolher as pessoas a desafiar, mas quem quiser inscrever-se é só responder deixando comentário a dizer que se quer inscrever. Arlete Piedade

E as pessoas que desafio são: Conceição Bernardino
Katiuska e
Tertulias no Carvão

Espero aceitem este desafio e deixem mensagem nos comentários. Abraços a todos, Arlete Piedade (vou estar ausente de quinta - feira a sábado, por motivos de trabalho, quando voltar respondo a todas as mensagens)

15 comentários:

  1. olá, amiga.

    1º tens que escolher 3 amigos a quem passar o desafio. colocas no teu blog o nome do blog e vais ao blog deles avisar que tens um desafio.

    2º para votares, por exemplo, numa queijadita, vais ao meu blog e dizes que queres uma queijada. aí, eu atribuo-te um número e faço o sorteio no final do mês. fazer um sorteio é fácil, basta um papel, uma caneta e atribuir um número.

    eu posso ser o teu número 1!!!! eu quero um celeste para comer!!!

    um beijinho para ti
    jorge

    ResponderEliminar
  2. Bem: eu quero-me inscrever. e convida-lo a voçê a inscrever-se no meme da minha casa.

    Saudaçoes desde a Galiza.

    ResponderEliminar
  3. Só de pensar ,deu uma vontade!!
    Qudo estive em Portugal "perdi a linha" com os pasteizinhos de Belem.
    Ah...delícias portuguesas!!

    ResponderEliminar
  4. Xa postos, teño que apuntarme a todolos sorteos do meme, a ver se nalgún teño sorte, e neste non me importaría, que teñen boa pinta eses doces.

    ResponderEliminar
  5. ohhhh! eu também quero número para essas delícias!
    beijos

    ResponderEliminar
  6. E eu também quero habilitarme a estes docinhos verdadeiramente Celestiais, pelo que lhe peço um número! Entretanto, se gostar do que tenho para sortear no meu blogue, terei muito gosto em dar-lhe um número também.
    Um abraço,
    Alexandra

    ResponderEliminar
  7. Esses celestes semelham docissimos! Gostaria muito de os probar. Ficas convidada ao meu blog e à minha "doação".

    Um saúdo galego!

    http://osmaresdeirlanda.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. A noite adormecia na madrugada
    Onde o silêncio sonegava a neblina…
    Os charcos se agasalhavam na manta geada
    Onde se espelhava a tua imagem cristalina
    ( poema, chamar por ti )

    Tem um selo feito por mim
    Para si, no meu blog…
    Um resto de uma boa semana
    Materializada em harmonia
    Com muita alegria
    E claro um bom CARNAVAL
    Cheio de muita folia…

    O eterno abraço…

    -MANZAS-

    ResponderEliminar
  9. Agradeço o comentário que deixou no meu blog mas só hoje tive oportunidade de o ver (estive em viagem)...por isso terei de participar de um próximo desafio! Obrigada por se lembrar de mim! Agora vou aproveitar para actualizar o meu blog...há muito que não o faço

    ResponderEliminar
  10. ¿podes dar-me un numaro para o teu sorteio?
    No meu blog, se te anotas dareiche outro numaro para que poidas conseguir os VIANOS (únicos no mundo)
    Unha aperta saudosa

    ResponderEliminar
  11. Meus amigos que se inscreveram para o sorteio dos Celestes de Santarém, aqui estão os vossos números para o sorteio:

    Jorge vicente - nº 1
    Manuel L. Rodrigues - nº. 2
    Carlos Souza - nº. 3
    I&ampm;m - nº 4
    Alexandraonelight - nº 5
    Osmaresdeirlanda.blogstop - nº 6
    Ninsesabe - nº. 7
    Couxil - nº 8

    Amigos aviso que vou estar ausente de sexta a sábado á noite 28/2, posso ter que fazer o sorteio apenas no domingo 01/03. Peço perdão a todos, mas é só um atraso pequenino para aguçar o apetite. Beijos e obrigada pela vossa participação. Quem deixar o nome será também incluido ainda. Arlete Piedade

    ResponderEliminar
  12. Arlete, reclama-se com urgência a tua comparência no meu blogue... onde há uma surpresa!!! :0)
    um beijo,
    Alexandra - a do vinho verde! ;0)

    ResponderEliminar
  13. Queridos amigos,

    Acabei de proceder ao sorteio e utilizei um método artesanal e simples. Cortei oito pedacinhos de papel, em cada um escrevi um número de um a oito, dobrei, coloquei num saco fechado, agitei e pedi ao meu filho mais novo, o Ricardo de 18 anos para tirar um pedacinho. Depois de desdobrar ele tinha o número cinco (5)! Consultei a lista e vi que a feliz vencedora é a Alexandra! Vou deixar-lhe a doce notícia no seu blog! Beijos e todos e um bom domingo, mesmo molhado! Arlete Piedade

    ResponderEliminar
  14. oooooohhhhhhh!!! obrigada!!! que sorte, mesmo caída do "céu"!!! que bom, querida arlete, que doce surpresa! :0)
    um grande beijinho,
    Alexandra

    ResponderEliminar