sexta-feira, maio 21, 2010

Festas Juninas

As Festas Juninas ocorrem no mês de junho devido ao solstício de verão do hemisfério norte, assim que surgiu, posteriormente transformaram-se na festa de três santos comemorados em junho: Santo Antônio, 14; São João, 24; São Pedro, 29. No Brasil, no Nordeste Brasileiro é comemorado o mês inteiro ao som de forró, baião, renovando anualmente um repertório próprio, ao mesmo tempo que mantém as tradições, pois há a valorização do forró tocado com acordeão, zabumba e triângulo.

Na cidade de Pauliceia, Estado de São Paulo, fundada em 29 de junho de 1947, portanto dia de São Pedro, sendo o mesmo padroeiro da cidade, o mês é de festa, com os finais de semana tendo uma programação diferenciada, seja campeonato de truco, quermesse, atividades religiosas, corrida, a festa na véspera do aniversário da cidade, onde há quentão, amendoim torrado e pipoca. Uma característica tradicional são as fogueiras à beira da rua que moradores fazem, uma forma de comemorar os santos acendendo-a depois do entardecer na véspera do dia de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Hoje as Festas Juninas abrem espaço para mostrar no Brasil, estilos de música baseado no forró, baião, xote, arrasta pé, possui força para isso, ajuda a manter as tradições e a cultura, além de chamar a atenção para uma vida mais natural, muito em moda hoje, mas já sabido por quem vive no campo.

1 comentário:

  1. Agradeço toda esta informação, como se costuma dizer "saber não ocupa lugar" e não me sinto vergonha em confessar que desconhecia estes festejos no Brasil.

    beijinhos e bom fim de semana e porque não, bons festejos

    ResponderEliminar