domingo, julho 25, 2010

FELIZ DIA DOS AVÓS!
















Dia dos Avós – 26 de Julho

Este dia é dedicado aos avós, devido a ser o Dia de Santa Ana e São Joaquim que eram os pais de Nossa Senhora, mãe de Jesus, ou seja eram os avós de Jesus.

Consta que Santa Ana, já era idosa quando engravidou e deu á luz uma menina a quem pôs o nome de Maria, por isso é também a padroeira das mulheres grávidas ou com dificuldades em engravidar que a ela recorrem com suas orações.

Independentemente do aspecto religioso, este dia tem vindo a ganhar grande significado no seio das famílias, e é também nesta data que se comemora o Dia Mundial do Idoso, faixa etária com um peso cada vez mais significativo na nossa sociedade e economia, devido ao acentuado envelhecimento da população.

E se há cada vez mais avós com aspecto jovem devido aos avanços da medicina e da estética, não podemos tapar o sol com a peneira, pois que quem é avó automáticamente é idoso, pese embora o facto do termo “idoso” se aplicar cada vez mais a pessoas acima da década de sessenta ou setenta anos de vida.

Quem me está a ler e está nesta faixa etária deve estar a pensar: - Olha, olha, eu não sou idoso(a)...isso é para os de mais de oitenta ou noventa...

Bem idoso é quem tem idade...idade todos temos, uns mais outros menos é claro! E os que têm mais ás vezes parece que têm menos que os que têm menos do que os que têm mais!!!

Confusos? Bem isso é efeito da idade! Ou da minha...ou da vossa!

Deixemo-nos então de brincadeiras e vamos falar sériamente! Avós não são necessáriamente idosos, bem como os idosos não serão todos avôs! Mas na generalidade os dois conceitos cruzam-se, daí que esta data seja dedicada aos Avós e aos Idosos!
Diz-se que avôs são pais duas vezes, bem como avós são mães duas vezes, ou seja a dobrar, e isso é um facto incontornável, pois quem toma conta dos netos, enquanto os pais estão ausentes para se dedicarem ao trabalho e ás cada vez mais exigentes carreiras profissionais? São os avós é claro, muitas vezes auxilaires indispensáveis de seus filhos na educação, no carinho no apoio não só afectivo como financeiro que prestam aos seus filhos, para criarem os netos.

Netos são pois filhos a dobrar, filhos dos filhos, continuidade da vida e das gerações, são a íntima satisfação do dever cumprido, do legado dos seus genes ás futuras gerações, da sua marca deixada na humanidade, na evolução e na genética.
Mas são principalmente o carinho, a ternura, o afecto, voltar a ter um pequeno ser para dar amor, ensinar e aprender, maravilhar-se a cada dia com a vida e as descobertas sempre novas de velhas maravilhas!

Os netos preferem muitas vezes os avós aos próprios pais, pois são mais condescendentes, deixando aos pais a tarefa de impor regras e dando mais carinho e ajuda aos netos. Quando se é avô já não se sente a necessidade de criar restrições mas sim de curtir a companhia dos netos, e tirar da vida a melhor parte, nas brincadeiras, e experiências compartilhadas.

Então netos que me estão a ler, não se esqueçam de celebrar este dia com muitos carinhos para os avós queridos, com um miminho, um pequeno presente, ou simplesmente um beijinho, um abraço e uma frase afectuosa que pode ser simplesmente: - Avó, ou avô, gosto muito de ti!

Arlete Piedade

Sem comentários:

Enviar um comentário