sexta-feira, agosto 05, 2011

Conflito Permanente (Dedicado a todos os diabéticos)

Conflito permanente

 

(Dedicado a  todos os diabéticos)

 

Neste mundo surreal em que vivemos

feito de hábitos inculcados desde criança

não há dúvida que somos o que comemos

corpo físico, psique e emocional em aliança.

 

Desde crianças, somos habituados pelos pais

cheios de boas intenções e muita ignorância

á comilança desenfreada,  para crescer mais

para sermos fortes e viver na abastança...

 

Mas o corpo acumula energia  e revoltado

as emoções reclamam e querem a fartura

instala-se o conflito permanente e a guerra...

 

Já está crescido, passa o dia todo sentado

para ser feliz, come com açúcar e gordura

vem a silenciosa diabetes e o deita por terra...

 

Arlete Piedade

 

A Arte ficou mais pobre com a morte de J.H.Barone, criador de rádios online,  e outros projectos ligados  á arte na web, devido a complicações com a terrível diabetes, doença da qual também padeço, juntamente com 194 milhões de pessoas em todo o mundo.

No minuto em que Barone falecia desta silenciosa enfermidade mais 5 pessoas em qualquer parte do mundo morriam da mesma doença. Cada minuto que passa, seis pessoas morrem devido a esta doença crónica, da qual metade dos que dela sofrem, desconhecem que a têm.

Esta semana, tive conhecimento da morte de mais um grande cantor e amigo, Segestes Tocantins, a quem a diabetes agravou a recuperação de uma cirurgia delicada, tendo acabado por não resistir. Também sofro desta doença há cerca de 10 anos e se durante muito tempo preferi meter a cabeça na areia como a avestruz, devido ao medo até de saber, hoje prefiro deixar o alerta a todos, para que tomem consciência, que o conhecimento da doença, prevenção e controle é o melhor caminho para dominar os seus efeitos nefastos, que se vão acumulando e revelando ao longo dos anos.

Deixo um apelo também aos amigos e familiares de diabéticos, para que tentem conhecer e compreender os sintomas e problemas associados ao invés de apenas criticar reações das quais desconhecem as causas reais e tomam por gula ou preguiça, quando sáo derivadas do avanço da doença.

Ao amigo Barone, com quem contactei durante algum tempo, por menseger, devido ao convite que me foi dirigido, para me juntar ao projecto da criação de uma nova rádio, que seria denominada de Rádio dos Amigos, o qual não chegou a ir em frente, deixo uma sentida homenagem e os desejos que o seu trabalho em prol da arte da comunição, não tenha sido em vão e possa ser prosseguido, pelos seus apoiantes, admiradores e locutores, que se têm mantido nos seus postos, emitindo os programas nas rádios, mesmo após a sua morte.

A todos um beijo carinhoso e votos de muito sucesso e saúde.

Arlete Piedade

Procutora de programas, jornalista e colaboradora da Rádio e Jornal Raizonline.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário