sexta-feira, janeiro 04, 2013

TRADIÇÕES DO DIA DE REIS - FOLIA DE REIS NO BRASIL




Folia de Reis

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, levavam com eles várias tradições, entre as quais, o costume de Cantar as Janeiras. Esta e outras tradições, foram rápidamente adaptadas pelos povos locais, em especial nos estados do interior do Brasil. Com a sua rica e multifacetada cultura, resultante da mistura de povos de diferentes origens, nasceu uma nova tradição: A Folia de Reis

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto no Brasil passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.

No período de 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos reis magos ao Menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples chávena de café. A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida no Brasil, com características próprias, é manifestação de rara beleza.
Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.

http://www.youtube.com/watch?v=SCxCh9o46J8&feature=related


Ver neste endereço do Youtube, grupo da Folia de Reis atuando

Os instrumentos utilizados são: viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro e outros instrumentos.
Os personagens somam doze pessoas, todos os integrantes do grupo, trajam roupas bastante coloridas.sendo eles: mestre,contra-mestre, 3 Reis Magos,palhaço,foliões

1. O Mestre e Contra-mestre: dono de conhecimentos sobre a manifestação, é quem comanda os foliões.

2. O Palhaço: com seu jeito cínico e dissimulado, deve proteger o Menino Jesus, confundindo os soldados de Herodes. O seu jeito alegre e suas vestimentas coloridas são responsáveis pela distração e divertimento de quem assiste à performance.Representando o mal,usa geralmente máscara confeccionada com pele de animal e vai sempre afastado um pouco da formação normal da Folia, nunca adiantando-se à "bandeira". Apesar de seu simbolismo é personagem alegre que dança e improvisa versos, criando momentos de grande descontração.

3. Os Foliões: Composta de homens simples, geralmente de origem rural, são os participantes da festa, dão exemplo grandioso através de sua cantoria de fé.

4. Reis Magos: São 3 Reis Magos,fazem viagem de esperança, certos de encontrarem sua estrela. .

A Festa: Até há pouco, podia-se ouvir ao longe ou, com sorte, encontrar, vindo de bairro distante,um grupo especial de músicos e cantadores trajando fardamento colorido, entoando versos que anunciam o nascimento do menino Jesus e homenageiam os Reis Magos. Trata-se, naturalmente, da Folia de Reis que no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia de Reis, peregrina por ruas à procura de acolhida ou em direção a algum presépio.

Com sanfona, reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, violão e outros instrumentos seguem os foliões pela noite adentro em longas caminhadas, levam a "bandeira" ( estandarte de madeira ornado com motivos religiosos ) a qual tributam especial respeito. Vão liderados por mestre e contra-mestre, figuras de relevância dentro da Folia por conhecerem os versos - São os puxadores do canto.

Exemplo de canto:

"Era meia noite em ponto
Bateu asa e cantou o galo
Bateu asa e cantou o galo..."
"Que Jesus dê vida e saúde
Só voltamos para o ano
Só voltamos para o ano..."

Os foliões cumprem promessa de por sete anos consecutivos saírem com a Folia e arrecadam em suas andanças donativos para realizarem anualmente no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, festa com cantorias e ladainhas.

Durante a caminhada é carregada a "bandeira" do grupo, um estandarte de madeira enfeitado com motivos religiosos. O ponto alto da festa se dá quando dois grupos se encontram. Juntos, eles caminham em direção ao presépio da festa, o ponto final da caminhada.

Exemplo de música:
Ó di casa, ó di fora
Qui hora tão excelente
É o glorioso santo Reis
Que é vem do oriente

Ó de casa, ó de casa
Alegra esse moradô
Que o glorioso santo Reis
Na sua porta chegô

Aqui está santo Reis
Meia-noite foras dóra
Procurou vossa morada
Pedino sua ismola

Santo Reis e Nossa Senhora
Foi passeá em Belém
São José pediu esmola
Santo Reis pede também

A esmola que vóis dá
Nois viemo arrecebê
O glorioso santo Reis
É quem vai agradecê

Santo Reis pede esmola
Não é ouro nem dinhêro
Ele pede um agitoru
Um alimento pros festero

Sôr dono da casa
Vem abri as portaria
Recebê santo Reis
Com sua nobre folias

Sôr dono da casa
Alevanta e cende a luz
Vem a ver santo Reis
O retrato de Jesus

Deus o sarve a luz do dia
Deus o sarve a claridade
Deus o sarve as três pessoa
Da Santíssima Trindade

Deus o sarve as três pessoa
Com a sua santidade
É três pessoa divina
Aonde nasce a divindade

O sinal da Santa Cruz
É principo de oração
É o principo desse canto
Desta rica invocação

Deus te sarve oratóro
É coluna que Deus fez
Hoje tá visitado
Do glorioso santo Reis

Deus te sarve oratóro
Cum todo seus ornamento
Deus te sarve as estampinha
E as image qu’estão dentro

Deus te sarve as image
As pequena e as maió
Numa rica divindade
Sincerra em uma só

Sôr dono da casa
Alegra seu coração
Arreceba santo Reis
Com todo o seu folião

Santo Reis desceu do céu
Cortano vento nas asa
Vei pedi um agasaio
Para o dono desta casa

Santo Reis e vem girano
Cançadim do trabaio
Procurô vossa morada
Pra pedi um agasaio

Santo Reis veio voano
Nos are fez um remanso
Procurô sua morada
Pra fazê o seu descanso

Sôr dono da casa
Muito alegre deve está
Do glorioso santo Reis
Hoje vei lhe avisitá

Concluímo este canto
Fazeno o siná da cruz
Pade, Fio, Esprito Santo
Para sempre, amém Jesus

Santos Reis vai despedindo
Deixando muita saudade.
Vai deixando muita benção
Pro povo desta cidade

Como se pode ver, o princípio da Festa é o mesmo, cantar em grupo, visitar as pessoas nas suas casas, para desejar um bom ano e dar a noticia do nascimento de Jesus, esperando em troca, que lhe ofereçam comida ou dinheiro.

Seguem-se três depoimentos sobre as recordações de infância, da Folia de Reis, de dois amigos e uma amiga, naturais do interior do estado de S. Paulo, Bahia e Minas Gerais:

Folia de Reis!
Autor: ACAS - António Carlos Affonso dos Santos

"Lembro-me menino, na fazenda de café, onde nasci e vivi até os treze anos de idade.
Como era esperada a visita da folia de reis!!!!
Na região onde eu vivia tinha duas "Companhias de Reis"; uma que cantava versos mineiros e a outra, versos baianos.
Logicamente a tradição paulista manifestava-se nas duas correntes mais significativas da Folia de Reis.
Normalmente era um grupo, dirigido pelo "mestre". Eles visitavam cada casa da fazenda, entre as oito horas da noite e a função ia até as onze da noite. No dia seguinte retomavam a casa seguinte. Era formada por três "puxadores de versos" e acompanhantes que faziam solos de viola, violão, percussão e coral; cantando os estribilhos.: era o "palhaço". O palhaço era alter ego do Judas Iscariotes; aquele que traiu Jesus! Não raro, a "Companhia de Reis" tinha um palhaço principal e mais alguns aprendizes; poderiam chegar até quatro ou cinco. a razão era que a função de palhaço era uma espécie de promessa que o pretendente fazia, normalmente pedindo perdão de alguma falta, ou pecado que cometera na vida. E a função de palhaço não poderia exceder mais que sete anos ininterruptos. Portanto, a partir do quinto ano, ele tinha que convencer outra pessoa a fazer a promessa e acompanhar a "Companhia" durante dois anos; para aprender.
Quando a cantoria de dentro da casa terminava, os percussionistas rodeavam o palhaço e repicavam os tambores, pandeiros, zabumbas e tãs-tãs, em ritmo alucinado, o palhaço tinha que dançar e só parava quando o dono da casa se fizesse de satisfeito, jogando ao chão, defronte ao palhaço, algumas moedas ou notas de dinheiro: quanto maior o valor, mais se dizia que o dono da casa estava satisfeito. Alguns, por não estarem satisfeitos com a performance da dança, "judiavam" do palhaço; jogando ao invés de moeda, alguns dentes de alho. Nesse caso, o palhaço tinha que recolher os dentes de alho com a boca (sem o auxílio das mãos) e tinha ainda que engolir os dentes de alho. Caso ele fizesse tudo muito rápido, geralmente o prêmio em dinheiro era de boa monta!
Já os "puxadores da folia de reis, começavam o canto homenageando os três reis magos, em primeiro lugar, depois o menino Jesus e por último, o dono da casa e , em alguns casos, homenageavam cada um dos familiares do dono da casa. era tudo feito em versos de sextilha, simples, direto.
Lembro-me de alguns versos e trovas:
Vinte e quatro de dezembro, ai
Campo verde floresceu, ai, ai,
Campo verde floresceu, ai, ai(*)
Vinte e cinco de dezembro, ai
Menino Jesus nasceu, ai ,ai,
Menino Jesus nasceu, ai, ai (*)

(*): observar q no terceiro verso de cada grupo de três versos, os acompanhantes da folia de Reis, elevavam a nota do último “ai” e o faziam com duração maior.

Alguns donos de casa que eram conhecedores profundos da arte da Folia de Reis, ao constatarem que o “puxador” era fraco (mau poeta); faziam uma pequena maldade: Como o dono da casa tinha que ficar segurando a “bandeira de reis” na frente da companhia e de seus familiares, eles de modo exagerado e às vistas do puxador, amarrava uma nota de dinheiro graúdo em uma das fitas que enfeitavam a bandeira de reis. Quando se desse por satisfeito, desamarrava a nota e a mergulhava na cavidade da viola ou violão do puxador, dando por fim à apresentação. (muitos eram também os intrusos, pois normalmente ao final, eram servidos bolos, sanduíches, e bebidas sem álcool, tais como café, chocolate, chá de cravo, chá de hortelã, café de amendoim e etc. então eles iam para comer e beber às custas do dono da casa visitada). Outra coisa, muitas eram as moças que arranjavam namorados nessas ocasiões, pois como os pais delas estavam ocupados com a cantoria, as visitas e a arrecadação de dinheiro para a festa dos reis, elas ficavam um pouco mais à vontade e os rapazes se aproveitavam desses momentos para “paquerar” ou conquistar tais moçoilas.Enquanto a companhia se deslocava de uma casa à outra (tanto poderiam ser algumas centenas de metros, como até alguns quilômetros), os namorados se conheciam melhor. Na maioria dos casos, acabavam por se casar.

Lembro mais um verso:

O rapaz que segura a bandeira, ai,
É um rapaz muito honrado, ai, ai,
É um rapaz muito honrado, ai, ai,
Ele está feliz e contente, ai,
Com os três reis do oriente, ai, ai,
Com os três reis do oriente, ai, ai,

Isso também é folclore,
Feliz dia de Reis a todos os lusófonos."
ACAS


Folia de Reis em Minas Gerais (Depoimento)

"Quanto o dia de Reis, é a coisa mais linda lá em Minas Gerais, Pelo menos, na minha terra é tradição todos os anos em algumas roças de lá... São pessoas de vários bairros que se ajuntam com alguns agricultores humildes e, montam um bloco tipo com o titulo "Congado De Reis" Dai, então, eles se unem com vestes coloridas e, instrumentos musicais fazem aquela algazarras de folia de Reis... É divino, eles vão invadindo as casas com o congado musical e, os donos da casa dá um lanchinho e ao despedir um alimento qualquer, e assim se passam o dia inteiro, após as 18 hrs, todos se unem e vão para o centro da cidade novamente para encerrar o dia de Reis com uma missa na igreja.... Nossa, que saudades de tudo isto, eu aqui na cidade do Rio de Janeiro, estou praticamente longe deste folclore da minha terra... Mas, é DIVINO, já participei muito também quando criança....... Beijo imenso n'alma e coração!

Giovânia Rocha"

Folia de Reis na Bahia (Depoimento)

"Na verdade quando estava na Bahia ouvia a cantoria dos reis magos e sai um na frente que chega na porta e começa a cantar e os outros fazem o coro com flauta, pandeiros, azabumba é bonito! - Então o dono da casa abre a porta e deixa eles entrarem e servem licor de genipapo e arroz-doce e outras iguarias. Quando não se preparou nada de comida tipica , dá-se dinheiro.

Eu, quando criança ficava em casa na cama ouvindo, pois minha mãe nos colocava na cama bem cedo e essa cantoria começava bem tarde lá pelas 21;00 pm e amanhecia. Iam de casa em casa, porem algo que percebi é que eles cantavam aos reis magos, a outros deuses e santos mas quando chegava á meia noite minha mãe se ajoelhava na cama e eu não entendia porquê mas é que eles cantavam para Deus do céu, assim: - Senhor Deus, pequei Senhor tem misericordia de mim.

E quando chegavam na frente da casa de alguem começavam cantando assim: Ô de casa, ô de fora, ô de casa ô de fora, Maria vai ver quem é, Maria vai ver quem é. Sou o cantador de Reis, sou o cantador de Reis, quem mandou foi S.José, quem mandou foi S. José. Aí a pessoa abria a porta. Era muito emocionante. Depois não ouvi mais porque mudei-me e no Rio não tem isso. É festa de interior que guardo na lembrança de criança. Telma Ellos"

Este trabalho de recolha e composição, bem como o anteriormente publicado, referente á tradição de Cantar as Janeiras em Portugal, foram originalmente publicados no Jornal Raizonline e foram também emitidos num programa da Radio Raizonline, que podem ser ainda vistos em parte em:

http://www.raizonline.net/centoedois/dezasseis.htm

Desejo a todos os amigos e leitores, um Santo Dia de Reis!

Arlete Piedade

Sem comentários:

Enviar um comentário