domingo, junho 15, 2014

UMA PRENDA - DUETO DA PAZ COM JOÃO FURTADO

Nesta semana faço anos e gostaria de pedir uma prenda...desejando a todos os amigos, um feliz domingo e uma semana iluminada!

UMA PRENDA

No dia dos meus anos queria pedir uma prenda
mas não vou pedir a ninguém em especial
nem ao meu pai, porque já faleceu há anos
nem ao meu marido, porque trabalha muito
nem aos meus filhos, porque ganham pouco
nem á minha mãe, porque já é idosa e viúva...

Não...

Eu vou pedir a todos nós, os seres humanos
a todos os homens que assassinam e roubam
e batem em mulheres e crianças e em velhos
e maltratam e abandonam animais indefesos...
a todas as mulheres que abandonam os lares
e maltratam e assassinam seus filhos, sem dó
a todos os jovens que negligenciam os estudos
e desperdiçam a sua vida nas drogas e bebidas
enquanto o futuro os aguarda sem que cheguem...

Mais vou pedir...

a todos os governantes dos países do planeta
a todos os políticos corruptos e milionários 
a todos os ricos que não pagam os impostos 
a todos os médicos que abusam do seu poder
a todos os cientistas que cuidam do planeta...

Dêem-me uma prenda hoje...

A prenda da paz, caridade, honestidade e amor
somada á fraternidade, á compaixão e ao respeito
temperada com solidariedade, união e empenho
ligada com a cola da justiça universal, da igualdade
da tolerância entre todos os seres diferentes 
do cuidado com o ambiente e a nossa Mãe Terra!

Assim no futuro, em todos os meus aniversários
serei feliz, estarei tranquila, calma e serenamente
poderei partir quando chegar a minha hora de ir...
porque os nossos filhos terão um lar, um futuro
e uma vida digna para ser saboreada e usufruida
e mais que tudo, terão bons exemplos a seguir,
para transmitirem a nossa herança ao futuro
e o nosso mundo poder continuar a sua marcha
rumo ás estrelas, atravessando o céu e as galáxias!
Arlete Piedade Louro

Vice-Presidente da U.L.L.A.-União Lusófona das Letras e das Artes
Representante em Portugal da Associação Internacional de Poetas


ARLETE PIEDADE LOURO

À Nigéria irei e pedirei a “Boco Haram”
R espeitosamente que para ti, minha amiga
L ibertem as meninas e elas possam voltar às escolas
E assim estudarem e construírem o futuro da terra
T ambém, na viagem, passarei por Corno de África
E centro e norte e sul deste continente e pedir para plantarem a Paz...

P or Iraque irei e ali falarei de ti e da necessidade
I mperiosa de sentirem que a violência só violência dá
E mesmo por cá, onde a paz reina há esforço
D ecerto que por ti pode-se fazer amiga
A qui podemos ensinar os nossos filhos
D ize-los para estudarem e não verem na fácil vida um caminho
E os nossos governantes devem ver para a pobreza e a igualdade

L onge ou perto sempre existem coisas por melhorar
O caminho da Paz merece pequenos sacrifícios
U m passo importante na cidade do filho da Loba
R esplandecentemente o improvável trio deu
O gesto nobre simbolizado no plantar da Oliveira

PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES E MUITA POESIA E PAZ minha amiga e irmã portuguesa!

João P.C.Furtado

Praia, 15 de Junho de 2014
http://joaopcfurtado.blogspot.com
Embaixador Universal da Paz - França - Genebra - Suiça - Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix
Delegado da U.L.L.A. em Cabo Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário